“A melhor forma de ter uma boa ideia é ter muitas ideias.” Linus Pauling
O “brainstorming” como uma “técnica criativa” foi desenvolvido, nos anos trinta, por Alex Faickney Osborn, gestor americano na área da publicidade. Este tipo de reuniões destinam-se a obter novas ideias ou a procurar soluções alternativas através do incentivo e da promoção da liberdade mental, sem qualquer tipo de condicionamento. É uma técnica muito utilizada em acções de formação, por razões similares.
O resultado dos “brainstormings” é normalmente muito profícuo porque uma ideia, chama outra ideia e assim sucessivamente, sendo uma técnica que se aplica fundamentalmente em grupos. O resultado final alcançado é muito melhor, quando praticado entre várias pessoas do que individualmente, embora a sua execução também seja possível.
Esta técnica tem múltiplas aplicações, pelo que elenco algumas:
- Desenvolver novos produtos/serviços ou melhorar os existentes;
- Promover novas ideias para campanhas de comunicação ou publicidade;
- Resolver questões (ao nível da gestão, de produtos ou serviços);
- Acompanhar a gestão de um projecto (melhorar a gestão da conta de cliente, o trabalho de equipa, a motivação, o cumprimento de prazos…);
- Formar novas equipas de trabalho através do estímulo dos participantes e da criatividade.
Apresento, de forma muito sucinta, algumas regras:
- Promover a criatividade através do encorajamento da equipa para partilhar as ideias que têm em mente, sem receios;
- Incentivar a liberdade e a confiança;
- Rejeitar críticas é uma regra importantíssima, porque a crítica conduz directamente à falha do “brainstorming”;
- A quantidade de ideias está associada à qualidade;
– a ideia de que depois de muitas ideias “surge a melhor”.
É fundamental que o mediador seja um bom líder, cabendo-lhe entre outras funções a sua preparação, em função dos objectivos. Um dos aspectos a evitar é a inclusão dos colaboradores, num grupo, com a sua hierarquia directa. Nem todas as pessoas se sentem confortáveis para comunicar, dar ideias, opiniões ou sugestões perante o seu responsável.
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